Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

Sessão sobre interculturalidades e direitos humanos com Tomás Bandeira

IMG_20200122_102123.jpgTomás Bandeira a falar numa sessão de sensibilização sobre Direitos Humanos, na quarta-feira, dia 22 de janeiro, na Escola Secundária do AEMaximinos, transmitiu aos alunos que são eles que têm de dar “o primeiro passo” para haver mudança. O jovem médico, natural de Braga, vive actualmente na Suíça. Pelo caminho esteve seis meses a viver no México e enquanto estudante de Medicina trabalhou com migrantes de países da América-Central, que seguem de comboio em direcção ao EUA. Tomás Bandeira contou ainda uma segunda experiência vivida na ilha de Lesbos, na Grécia, onde esteve integrado numa organização de apoio humanitário a refugiados. Seguiu-se mais uma missão em Moçambique.

Continuar...

CRIANÇAS E JOVENS CONSOMEM DEMASIADO AÇÚCAR

yawye

No âmbito do projeto Erasmus+ YOU ARE WHAT YOU EAT, (Tu és o que comes), foi realizado um estudo sobre os HÁBITOSALIMENTARES dealunos e professores da EB 2/3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

yawye2

Dos resultados obtidos destaca-se que 75% da população inquirida ingere produtos açucarados em excesso, entre os quais refrigerantes, 

produtos de pastelaria e outros doces.

O consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado com o excesso de peso/obesidade, o desenvolvimento de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, hipertensão, cancro e diabetes) e a ocorrência de cáries dentárias.

No referido estudo, foram ainda identificadas algumas carências alimentares como o baixo consumo de produtos hortícolas, peixe, fruta e a reduzida ingestão de água.

É urgente que sejam tomadas medidas que estimulem crianças e jovens a adotar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, complementados com a prática regular de atividade física. Uma opção saudável e inteligente contribuirá para a diminuição do consumo de açúcar e gorduras e para o aumento da ingestão de produtos hortícolas, fruta e água.

Continuar...

#Erasmus+YOU – Young Open United#

O AEMaximinos deu início a mais um desafio.

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA229, YOU – Young Open United, entre os passados dias 25 e 29 de novembro, duas professoras e sete alunos do AEMaximinos participaram num intercâmbio educacional, conhecido no âmbito do Erasmus+ como LTTA (Learning, Training and Teaching Activity), à Alemanha, na cidade industrial de Estugarda.

O projeto envolve cinco escolas de cinco países: Portugal (AEMaximinos), Alemanha, Dinamarca, Hungria e Itália e está pensado para alunos do ensino secundário, com idades dos 15 aos 18 anos.

Trata-se de uma parceria que visa o desenvolvimento de competências, em tempos de mudança, no âmbito da sustentabilidade pessoal e social, bem como ambiental/climática, após completarem o ensino secundário. O país coordenador tem uma longa tradição no domínio dos projectos Erasmus e a escola anfitriã preparou um conjunto de atividades, desenvolvidas ao longo da semana, que passaram pela apresentação das diferentes escolas envolvidas no projeto, visitas às instalações das grandes empresas industriais locais, a centros comunitários culturais, a museus, espaços culturais e património arquitectónico nacional alemão. Foi igualmente organizado um conjunto de workshops e seminários, promovendo uma maior consciencialização da necessidade de crescer em tempos de mudança.

Continuar...

Concurso Nacional de Leitura

vencedores.jpg

Dia da Cultura Científica

dcc1.jpg

No âmbito da comemoração do Dia da Cultura Científica, as turmas 1 e 2 do 11º ano prepararam uma atividade que envolveu as disciplinas de Português, Física e Química, Biologia e Geologia e a BE.

Tomando como ponto de partida o poema “Lição sobre a Água”, de António Gedeão, os alunos deram, efetivamente, uma lição sobre a água, que começou com uma apresentação do poema, recorrendo a várias linguagens artísticas (a dança, a música, a declamação e a dramatização). Em seguida, houve um conjunto de experiências realizadas “em laboratório” e um debate a partir da visualização de um vídeo (publicidade institucional sobre os problemas que afetam este elemento) e de um conjunto de imagens. Para finalizar, os alunos do 8º ano (público-alvo – 8º6 e 8º7) puderam demonstrar o que tinham aprendido durante esta “lição”, através da aplicação Kahoot.

Continuar...

Festa de Natal 2019

CONVITENatal2019.jpg

sige3.png

insmusica.jpg

Quer inscrever o seu filho/a no 1º ano turma de Iniciação Musical , do 1º ciclo? Clique aqui:

Escolher o  AEMaximinos. Porquê?

 

logoErasmus.png

inschool.png

Mais informação aqui.

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

ecoescolasLogo.jpg

bloggerLogo.png facebookLogo.png

CartazCB2019.jpg

entidade fse

ModeloA3_POCH.jpg

hoje
ontem
esta semana
última semana
este mês
último mês
todos os dias
4268
7418
21360
20246
70281
82679
2884478


teu IP:3.94.202.172