#Lifeboats Full of Hopes

52412026.jpgO AEMaximinos voltou a sair-se muito bem!

No âmbito do Projeto Erasmus+ Lifeboats Full of Hopes, entre nos passados dias 17 e 23 de fevereiro, uma aluna do 9º 4 e duas professoras do AEMaximinos participaram numa visita de estudo, conhecida no âmbito do Erasmus+ como LTTA (Learning, Training and Teaching Activity), ao Chipre, nomeadamente a Nicósia, a capital do Chipre.

Uma aluna do 9º 4 e duas professoras do AEMaximinos participaram numa visita de estudo ao Chipre, no âmbito do Projeto Erasmus+ Lifeboats Full of Hopes, numamobilidade conhecida por LTTA (Learning, Training and Teaching Activity). A escola parceira era na capital, a cidade de Nicosia.

A viagem decorreu sem contratempos. A experiência foi única, uma vez que teve como palco uma ilha designada República do Chipre, mas que, efetivamente, está dividida em termos de território, desde 1974: no sul, a República do Chipre e, a norte, a República Turca do Norte de Chipre. Partilham uma capital com ruas separadas por trincheiras e arame farpado, com uma única fronteira e, para conhecer a zona norte da cidade e da ilha, é necessário passaporte. E a diferença é significativa entre o lado sul e o lado norte...

Esta visita de estudo implicou vários meses de preparação, em que se efetuaram trabalhos como a produção de uma história sobre um adolescente afegão refugiado na Grécia, bem como ilustrações para a mesma. A história conhece, no momento, duas versões: uma em inglês, outra em português. Trabalhou-se de acordo com a filosofia de projeto, cumprindo um DAC das turmas 6º1 e 6º2, que implicou as disciplinas de português, cidadania, inglês e educação visual. Em estreita colaboração, esteve o trabalho do Clube Europeu, que todas as semanas dava o seu contributo. O projeto contou ainda com o precioso trabalho de um Encarregado de Educação, que gentilmente está a ilustrar a versão portuguesa, com base nos desenhos iniciais dos alunos destas duas turmas, versão que se publicará em breve.

Estes e outros trabalhos do Lifeboats Full of Hopes têm sido desenvolvidos no Clube Europeu por alunos dos 2º e 3º Ciclos da escola E.B.2/3 Frei Caetano Brandão e da Escola Secundária de Maximinos. Visa o projeto, como anteriormente se disse nesta página, desenvolver competências transversais e trabalhar várias “soft skills” que implicam o aprofundamento de temáticas do domínio da cidadania, tais como os direitos humanos, a igualdade de género, a solidariedade, a cooperação entre os seres humanos, a partilha de saberes e a comunicação. Trabalha-se numa filosofia de projeto e os alunos do Clubeevidenciam já o domínio de destrezas comunicacionais e comportamentais notáveis, nomeadamente, sabendo estar em público, sabendo comunicar com maior facilidade, sobretudo em inglês, e dominando ferramentas informáticas diversas.

A temática do projeto anda em torno da consciencialização para a problemática das migrações e da crescente leva de refugiados a que assistimos no mundo inteiro, pelas mais variadas motivações: políticas, religiosas, étnicas, entre outras.

No Chipre, foram exibidos não só a história na versão inglesa e ilustrações elaboradas pelas crianças do 6º1 e do 6º2, bem como uma tela que a aluna que viajou pintou, no local, alusiva à temática do projeto.

Aqui fica uma fotorreportagem para memória futura da experiência vivida.

sige

Oferta Educativa Formativa 2018/2019