Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

#Lifeboats Full of Hopes

52412026.jpgO AEMaximinos voltou a sair-se muito bem!

No âmbito do Projeto Erasmus+ Lifeboats Full of Hopes, entre nos passados dias 17 e 23 de fevereiro, uma aluna do 9º 4 e duas professoras do AEMaximinos participaram numa visita de estudo, conhecida no âmbito do Erasmus+ como LTTA (Learning, Training and Teaching Activity), ao Chipre, nomeadamente a Nicósia, a capital do Chipre.

Uma aluna do 9º 4 e duas professoras do AEMaximinos participaram numa visita de estudo ao Chipre, no âmbito do Projeto Erasmus+ Lifeboats Full of Hopes, numamobilidade conhecida por LTTA (Learning, Training and Teaching Activity). A escola parceira era na capital, a cidade de Nicosia.

 

A viagem decorreu sem contratempos. A experiência foi única, uma vez que teve como palco uma ilha designada República do Chipre, mas que, efetivamente, está dividida em termos de território, desde 1974: no sul, a República do Chipre e, a norte, a República Turca do Norte de Chipre. Partilham uma capital com ruas separadas por trincheiras e arame farpado, com uma única fronteira e, para conhecer a zona norte da cidade e da ilha, é necessário passaporte. E a diferença é significativa entre o lado sul e o lado norte...

Esta visita de estudo implicou vários meses de preparação, em que se efetuaram trabalhos como a produção de uma história sobre um adolescente afegão refugiado na Grécia, bem como ilustrações para a mesma. A história conhece, no momento, duas versões: uma em inglês, outra em português. Trabalhou-se de acordo com a filosofia de projeto, cumprindo um DAC das turmas 6º1 e 6º2, que implicou as disciplinas de português, cidadania, inglês e educação visual. Em estreita colaboração, esteve o trabalho do Clube Europeu, que todas as semanas dava o seu contributo. O projeto contou ainda com o precioso trabalho de um Encarregado de Educação, que gentilmente está a ilustrar a versão portuguesa, com base nos desenhos iniciais dos alunos destas duas turmas, versão que se publicará em breve.

Estes e outros trabalhos do Lifeboats Full of Hopes têm sido desenvolvidos no Clube Europeu por alunos dos 2º e 3º Ciclos da escola E.B.2/3 Frei Caetano Brandão e da Escola Secundária de Maximinos. Visa o projeto, como anteriormente se disse nesta página, desenvolver competências transversais e trabalhar várias “soft skills” que implicam o aprofundamento de temáticas do domínio da cidadania, tais como os direitos humanos, a igualdade de género, a solidariedade, a cooperação entre os seres humanos, a partilha de saberes e a comunicação. Trabalha-se numa filosofia de projeto e os alunos do Clubeevidenciam já o domínio de destrezas comunicacionais e comportamentais notáveis, nomeadamente, sabendo estar em público, sabendo comunicar com maior facilidade, sobretudo em inglês, e dominando ferramentas informáticas diversas.

A temática do projeto anda em torno da consciencialização para a problemática das migrações e da crescente leva de refugiados a que assistimos no mundo inteiro, pelas mais variadas motivações: políticas, religiosas, étnicas, entre outras.

No Chipre, foram exibidos não só a história na versão inglesa e ilustrações elaboradas pelas crianças do 6º1 e do 6º2, bem como uma tela que a aluna que viajou pintou, no local, alusiva à temática do projeto.

Aqui fica uma fotorreportagem para memória futura da experiência vivida.

 

sige

entidade fse

Oferta Educativa Formativa 2018/2019

OfertaFormativa201819

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

capaAndarilho.png

Disponível no agrupamento

AcademiaMusica Cartaz

hoje
ontem
esta semana
última semana
este mês
último mês
todos os dias
388
295
1711
2170
9439
14391
2119523


teu IP:34.228.42.25