PARLAMENTO DOS JOVENS COM DEPUTADO HUGO PIRES NO AE MAXIMINOS

spj1 15jan2019Realizou-se hoje na escola secundária de Maximinos a sessão especial alusiva ao tema “Alterações Climáticas: Como reverter o aquecimento global”, com a presença do senhor deputado da Assembleia da República Hugo Pires.

São seis as listas do ensino secundário candidatas à sessão escolar do programa Parlamento dos Jovens. Este é um dos agrupamentos com o maior número de alunos envolvidos no programa. Este projeto já contou com a presença do Prof. Dr. Renato Henriques, docente do Departamento de Ciências da Terra, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, o qual ajudou a desenvolver e a engrandecer as ideias dos alunos convertidas, agora, em medidas propostas no projeto de recomendação a apresentar na sessão distrital deste programa.

spj2 15jan2019O deputado Hugo Pires falou, não só, sobre o funcionamento da Assembleia da República, bem como do tema em debate, ajudando os alunos a argumentarem as suas próprias propostas. “Sinto que a presença de um deputado aqui na escola é o culminar de todas as fases já superadas do programa. É uma mais-valia na ajuda e esclarecimento da tomada de decisões, face ao tema em questão, bem como no modus operandi das ações dos deputados na Assembleia da República, respetivamente.” Hugo Pires incentivou e encorajou os alunos à participação cívica nos demais setores sociais reportando todo aquele que foi o seu percurso cívico. Salientou a massiva adesão dos alunos deste agrupamento ao projeto e enalteceu o trabalho exímio desenvolvido pelo professor coordenador Arnaldo Marques, manifesto na qualidade do projeto de recomendação apresentado.

Arnaldo Marques, coordenador do programa, refere que “… é gratificante e recompensador todo o trabalho desenvolvido com estes alunos. O Agrupamento já possui tradição neste projeto dado as boas prestações, anteriormente, alcançadas.” Arnaldo Marques evocou, também, os grandes objetivos deste projeto os quais visam “… incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; e, por fim, incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.”

teu IP:34.226.234.20