Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

PARLAMENTO DOS JOVENS COM DEPUTADO HUGO PIRES NO AE MAXIMINOS

spj1 15jan2019Realizou-se hoje na escola secundária de Maximinos a sessão especial alusiva ao tema “Alterações Climáticas: Como reverter o aquecimento global”, com a presença do senhor deputado da Assembleia da República Hugo Pires.

São seis as listas do ensino secundário candidatas à sessão escolar do programa Parlamento dos Jovens. Este é um dos agrupamentos com o maior número de alunos envolvidos no programa. Este projeto já contou com a presença do Prof. Dr. Renato Henriques, docente do Departamento de Ciências da Terra, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, o qual ajudou a desenvolver e a engrandecer as ideias dos alunos convertidas, agora, em medidas propostas no projeto de recomendação a apresentar na sessão distrital deste programa.

spj2 15jan2019O deputado Hugo Pires falou, não só, sobre o funcionamento da Assembleia da República, bem como do tema em debate, ajudando os alunos a argumentarem as suas próprias propostas. “Sinto que a presença de um deputado aqui na escola é o culminar de todas as fases já superadas do programa. É uma mais-valia na ajuda e esclarecimento da tomada de decisões, face ao tema em questão, bem como no modus operandi das ações dos deputados na Assembleia da República, respetivamente.” Hugo Pires incentivou e encorajou os alunos à participação cívica nos demais setores sociais reportando todo aquele que foi o seu percurso cívico. Salientou a massiva adesão dos alunos deste agrupamento ao projeto e enalteceu o trabalho exímio desenvolvido pelo professor coordenador Arnaldo Marques, manifesto na qualidade do projeto de recomendação apresentado.

Arnaldo Marques, coordenador do programa, refere que “… é gratificante e recompensador todo o trabalho desenvolvido com estes alunos. O Agrupamento já possui tradição neste projeto dado as boas prestações, anteriormente, alcançadas.” Arnaldo Marques evocou, também, os grandes objetivos deste projeto os quais visam “… incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; e, por fim, incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.”

 

PPMCapa.jpg

O Plano Plurianual de Melhoria (PPM) é a opção educativa do AE Maximinos, no sentido da melhoria das aprendizagens e dos resultados, académicos e sociais, para os vários níveis de educação e ensino. Foi construído no âmbito do Programa TEIP e é acompanhado e monitorizado pela Direção Geral de Educação.

É financiado pelo Programa NORTE 2020.

loader

sige3.png

CartazCB2019.jpg

entidade fse

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

ecoescolasLogo.jpg

bloggerLogo.png facebookLogo.png
hoje
ontem
esta semana
última semana
este mês
último mês
todos os dias
2454
3972
32132
14061
60307
63932
2458612


teu IP:34.226.234.20