#Lifeboats Full of Hopes

Uma visita de estudo é um marco na nossa vida

O_grupo_todo.jpgNo âmbito do Projeto Erasmus+ Lifeboats Full of Hopes, entre nos passados dias 14 e 20 de outubro, dois alunos do 9º ano e duas professoras do AEMaximinos participaram numa visita de estudo, conhecida no âmbito do Erasmus+ como LTTA (Learning, Training and Teaching Activity), à Polónia, nomeadamente a Muchówka, uma cidade perto de Cracóvia.

Tudo teria sido perfeito se não fossem as partidas que a tempestade Leslie pregou a estes alunos e professoras, pois a viagem durou quase 48 horas, tendo sido sucessivamente sujeitos a reagendamentos dos voos!!!

Esta visita de estudo só se realizou depois de vários meses de preparação, em que se efetuaram trabalhos como a elaboração de uma BD, a leitura de um conto sobre a situação de uma menina refugiada, que implicou a escrita de um final para a história e a produção de uma ilustração para essa narrativa.

No_Museu_da_Segunda_Guerra_Mundial.jpg

Estes e outros trabalhos do Lifeboats Full of Hopes têm sido desenvolvidos no Clube Europeu por alunos dos 2º e 3º Ciclos da escola E.B.2/3 Frei Caetano Brandão e da Escola Secundária de Maximinos. Visa o projeto desenvolver competências transversais e trabalhar várias “soft skills” que implicam o aprofundamento de temáticas do domínio da cidadania, tais como a solidariedade, a cooperação entre os seres humanos, a partilha de saberes e a comunicação. Trabalha-se numa filosofia de projeto e os alunos começam a evidenciar o domínio de destrezas comunicacionais e comportamentais notáveis, nomeadamente, sabendo estar em público, sabendo comunicar com maior facilidade, sobretudo em inglês, e dominando ferramentas informáticas diversas.

A temática do projeto anda em torno da consciencialização para a problemática das migrações e da crescente leva de refugiados a que assistimos no mundo inteiro, pelas mais variadas motivações: políticas, religiosas, étnicas, entre outras.

Aqui fica uma fotorreportagem para memória futura da experiência vivida.

Jogo_de_Vólei.jpg Com_as_famílias_que_nos_acolheram.jpg
 Iguarias_de_todos_os_países.jpg De_visita_ao_Castelo_do_Dragão.jpg