Mobilidade à Polónia

eramusmais erasmusmaisschool

Alunas e docentes da EB 2/3 Frei Caetano Brandão deslocaram-se à localidade rural de Psary, Polónia, em maio, na 2ª Mobilidade do Projeto Green Schools 2.0 for a Sustainable Future, centrado em Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, sob o tema “Poluição Atmosférica”.

Após uma visita pela escola anfitriã, “Szkola Podstawowa Im. Jana Pawla II”, alunos e professores de Portugal, Polónia, Itália, Grécia, Roménia e Macedónia iniciaram as atividades delineadas no âmbito do projeto. No domínio da poluição do ar, os alunos recolheram e observaram resíduos atmosféricos em vários postos de Psary e analisaram, com base na observação de líquenes – biomonitorização, a qualidade do ar na localidade e na reserva natural de Grojec. Os alunos apresentaram trabalhos de investigação realizados sobre problemas concretos de poluição atmosférica nos seus países, discutiram medidas de atenuação/resolução de riscos e visitaram a Agência para o Ambiente, em Cracóvia, responsável pela análise e monitorização do índice de poluição do ar em toda a região.

erasmusf1 erasmusf2.jpg

Os alunos visitaram empresas familiares locais: fábrica de produtos de charcutaria tradicional e parque eólico, o museu de Edith Stein, em Lubienic, e o castelo de Zamek Bobolice. Aprenderam a fazer telas em feltro a partir da sua matéria-prima, a lã, num workshop em Zarki e “fizeram” farinha num antigo moinho. Em Cracóvia, caminharam pelas famosas galerias das minas de sal de Wieliczka e, no centro, passearam nas margens do Vístula, Catedral Wawel, Castelo Real e basílica de St. Maria.

eramusf3.jpgerasmusf4.jpgeramusf5.jpg

A Mobilidade, enriquecida com as apresentações sobre a história, geografia e cultura dos diversos parceiros, encerrou com uma festa de confraternização promovida pela escola a propósito da celebração do aniversário do Papa João Paulo II.

A experiência, única, que aproximou jovens de diferentes saberes e culturas, firmou competências de cidadania comunitária visando a proteção e preservação do meio ambiente para um melhor futuro da humanidade.

sige

Oferta Educativa Formativa 2018/2019