Agrupamento de Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão
Centro Escolar de Maximinos
Centro Escolar da Naia
Escola Básica 1º ciclo/J. Infância de Estrada
Escola Básica 1º ciclo da Gandra
Centro Escolar de Gondizalves

Mobilidade à Polónia

 

eramusmais erasmusmaisschool

Alunas e docentes da EB 2/3 Frei Caetano Brandão deslocaram-se à localidade rural de Psary, Polónia, em maio, na 2ª Mobilidade do Projeto Green Schools 2.0 for a Sustainable Future, centrado em Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, sob o tema “Poluição Atmosférica”.

 

Após uma visita pela escola anfitriã, “Szkola Podstawowa Im. Jana Pawla II”, alunos e professores de Portugal, Polónia, Itália, Grécia, Roménia e Macedónia iniciaram as atividades delineadas no âmbito do projeto. No domínio da poluição do ar, os alunos recolheram e observaram resíduos atmosféricos em vários postos de Psary e analisaram, com base na observação de líquenes – biomonitorização, a qualidade do ar na localidade e na reserva natural de Grojec. Os alunos apresentaram trabalhos de investigação realizados sobre problemas concretos de poluição atmosférica nos seus países, discutiram medidas de atenuação/resolução de riscos e visitaram a Agência para o Ambiente, em Cracóvia, responsável pela análise e monitorização do índice de poluição do ar em toda a região.

erasmusf1 erasmusf2.jpg

Os alunos visitaram empresas familiares locais: fábrica de produtos de charcutaria tradicional e parque eólico, o museu de Edith Stein, em Lubienic, e o castelo de Zamek Bobolice. Aprenderam a fazer telas em feltro a partir da sua matéria-prima, a lã, num workshop em Zarki e “fizeram” farinha num antigo moinho. Em Cracóvia, caminharam pelas famosas galerias das minas de sal de Wieliczka e, no centro, passearam nas margens do Vístula, Catedral Wawel, Castelo Real e basílica de St. Maria.

eramusf3.jpgerasmusf4.jpgeramusf5.jpg

A Mobilidade, enriquecida com as apresentações sobre a história, geografia e cultura dos diversos parceiros, encerrou com uma festa de confraternização promovida pela escola a propósito da celebração do aniversário do Papa João Paulo II.

A experiência, única, que aproximou jovens de diferentes saberes e culturas, firmou competências de cidadania comunitária visando a proteção e preservação do meio ambiente para um melhor futuro da humanidade.

cartazBraga.jpg

PPMCapa.jpg

O Plano Plurianual de Melhoria (PPM) é a opção educativa do AE Maximinos, no sentido da melhoria das aprendizagens e dos resultados, académicos e sociais, para os vários níveis de educação e ensino. Foi construído no âmbito do Programa TEIP e é acompanhado e monitorizado pela Direção Geral de Educação.

É financiado pelo Programa NORTE 2020.

loader

sige3.png

Pré-inscrição para os testes de ingresso aqui.

Inscrições aqui.

CartazCB2019.jpg

entidade fse

Agarre em Si. Invista no seu futuro!
Nós também somos Qualifica!

Mais informações em www.qualifica.gov.pt

Ficha de inscrição

logoErasmus.png

hoje
ontem
esta semana
última semana
este mês
último mês
todos os dias
397
2220
7716
11525
31652
50277
2236437


teu IP:18.212.90.230