No passado dia 24 de janeiro, deslocaram-se, a convite do município de Arouca, 5 alunos: Pedro Soares, Rui Machado, Vera Baptista, Júlio Coelho e João Cavalcanti, e 3 professoras: Isabel Mourão, Eduarda Cadeco e Suzel Bilber, todos provenientes da Escola Secundária de Maximinos. O objetivo desta visita foi a participação na quarta edição do Arouca Rafting Summit, evento organizado pela Câmara Municipal de Arouca, a Federação Portuguesa de Canoagem e diversas empresas de Rafting do concelho de Arouca.
Um dos temas abordados neste evento, que irá decorrer do dia 24 ao dia 28 de janeiro, foi o rafting como desporto inclusivo, sob o mote “Rafting para todos”, este ano mais direcionado para pessoas com deficiência visual. A atividade consistiu na descida do rio Paiva, uma descida de sensivelmente 7 km de extensão e aproximadamente 90 minutos de duração.
Antes de serem encaminhados para a atividade de rafting, a comitiva que veio de Braga foi recebida na Câmara Municipal de Arouca pela presidente Margarida Belém, que também participou na atividade, e pelo seu executivo. Este evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, e também com a presença de órgãos de comunicação social.
Durante a tarde de 29 de janeiro, o Clube Ciência Viva STEAM on! desenvolveu mais um workshop, desta vez com os alunos do 12.º ano do curso de GPSI. Nesta atividade, os alunos desenvolveram modelos tridimensionais de motivos alusivos ao Dia de S. Valentim, para impressão em 3D.
Veja o vídeo aqui.
STEAM on!
Em 1945, os campos de concentração nazis foram revelados, em todo o seu horror, e pensou-se “nunca mais”.
A história, do século XX, encarregou-se de dizer: infelizmente, o horror repetiu-se… nos Gulags, nos antigos países da Cortina de ferro, no Camboja, com os “Khmer vermelhos”, em muitos países do continente africano, na América e na Europa, como aconteceu no conflito conhecido como Guerra do Kosovo, em1998.
Quando em 2005, a ONU lançou a Resolução 60/7, Resolução das Nações Unidas, pretendia-se relembrar, para não se esquecer; recordar para não repetir.
A história contemporânea parece dizer-nos: os horrores não acabam na Síria, no Afeganistão, na Ucrânia, na Palestina e em tantos outros locais, no mundo…
CeD
O Dia da lembrança, 27 de janeiro, a libertação de Auschwitz-Birkenau
Perseguições e opressão no século 21
FORMAÇÃO DE ADULTOS
SESSÕES BIBLIOTECA ESCOLAR e CIÊNCIA VIVA
Os formandos adultos do grupo do polo AEMaximinos do Centro Qualifica do Município de Braga (CQ/CMB) tiveram esta semana, duas sessões de formação diferentes nas quais participaram proactivamente e com muito entusiasmo (que foi tanto que nos esquecemos de registar em imagens!):
- na terça-feira, dia 23, a sessão de utilizadores na Biblioteca Escolar (BE) na escola secundária; e
- na quinta-feira, dia 25, a sessão Ciência Viva (CV) no laboratório de biologia/física e química.
A equipa técnico-pedagógica Qualifica do nosso agrupamento agradece à coordenadora da BE e aos docentes do projeto CV a oportunidade dada aos nossos adultos de participarem em atividades e aprendizagens diversificadas que muito contribuem para a sua formação.
12º ano / GPSI
Mais uma tarde soalheira e luminosa e de quinta-feira, 25 de janeiro aproveitada por alguns alunos da turma do 12ºano do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos para - no âmbito do terceiro Domínio de Articulação Curricular das disciplinas de Área de Integração e de Inglês - visitar o Palácio do Raio, um dos mais belos edifícios da cidade de Braga. A visita, para além de ter proporcionado o conhecimento de um importante edifício patrimonial ligado à história da cidade, constituiu ainda, mais uma interessante oportunidade de socialização e de convívio entre todos participantes.
Numa lógica de combate ao desperdício e de sustentabilidade, de reutilização, de dar uma nova vida ao vestuário APARENTEMENTE INÚTIL, desenvolve-se na próxima 5ªfeira, dia 25 de janeiro de 2024, nos espaços exteriores da escola Secundária de Maximinos, a atividade PRONTO A TROCAR, dinamizada pela Escola Embaixadora do Parlamento Europeu do AEMaximinos.
A atividade pressupõe a receção (contínua) de vestuário usado, no Bloco 2, junto das Assistentes Operacionais, e a apresentação das mesmas, uma vez por mês, sempre à 5ª feira, num “estendal escolar” (sempre que as condições atmosféricas o possibilitem).
A atividade PRONTO A TROCAR pressupõe a partilha e a troca: traz o que não utilizas, leva o que precisas!
O PRONTO A TROCAR é de todos e para todos: toda a comunidade escolar pode trazer peças de vestuário e de calçado, em bom estado, limpo, que já não sejam utilizados; qualquer pessoa da comunidade escolar pode levar as peças, dispostas no “estendal escolar”, com total liberdade de escolha, sem supervisão.
O AEMaximinos realizou, no dia 16/01/2024, uma formação em Suporte Básico de Vida, destinada aos alunos do 12.º ano, resultado de uma parceria entre o PES, o Clube Ciência Viva e o INEM. Sob a orientação de experientes profissionais do INEM, exploraram temas como reanimação cardiopulmonar (RCP), utilização de desfibrilhadores automáticos externos, técnicas de primeiros socorros e gestão de situações de emergência.
Destaque da Atividade:
- Interatividade: Os participantes envolveram-se ativamente em exercícios práticos, promovendo uma aprendizagem dinâmica e eficaz.
Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem esta atividade tão enriquecedora e significativa. Os conhecimentos adquiridos contribuirão significativamente para a construção de uma comunidade mais informada e preparada para lidar com situações de emergência.
Fique atento às próximas iniciativas e eventos educativos que visam fortalecer a segurança e bem-estar de nossa comunidade escolar.
#Sucesso #SuporteBasicoDeVida #INEM #ComunidadePreparada #Maximinos
No passado dia 18/1/2024 o Agrupamento de Escolas de Maximinos recebeu a visita da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EPAS, do inglês European Parliament Ambassador School).
Na sessão com os embaixadores juniores (alunos da turma 10º1), a coordenadora nacional lembrou que o programa EPAS “visa sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus; incentiva também os alunos a participarem ativamente nos processos democráticos da UE; destina-se a alunos provenientes de diferentes horizontes no que respeita a percursos escolares, meios sociais e origens geográficas”; assim, “as escolas selecionadas para participar no programa escolhem professores e alunos, nomeando-os embaixadores ‘seniores’ e ‘juniores’, respetivamente, que ficam encarregados da execução do programa”, desenvolvendo um conjunto de atividades que, neste ano letivo, são subordinadas ao tema Democracia em ação. No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas. Após a conclusão com êxito do programa, as escolas são certificadas como escolas embaixadoras com a atribuição anual de uma placa, e atribuídos certificados aos embaixadores do programa.
Com uma energia muito positiva e altamente contagiante, a Dra. Isabel Baltazar incentivou os novos embaixadores juniores à ação e à participação na vida política (a política entendida no sentido do termo grego polis, cidade, ou seja, a participação de todos os cidadãos na vida da cidade, na vida em sociedade, onde todos podem e devem participar, democraticamente, em decisões que afetam a vida de todos e de cada um).
Parabenizou os ex-embaixadores juniores, pelo trabalho desenvolvido no biénio 2021/2022 e 2022/2023, e fez a entrega simbólica dos Certificados de Participação à aluna Margarida Sousa (representante dos ex-embaixadores juniores).
A visita da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora nacional, foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo AEMAXIMINOS, desde o ano letivo em que aderiu à primeira fase do programa de escolas EPAS/Portugal (2016/2017) até ao presente ano letivo.
A embaixadora sénior
Cristina Vasconcelos