A expressão dramática é uma vertente do curriculum escolar que urge assumir e privilegiar, numa perspectiva contínua e sistemática.
Consideramos que a expressão dramática tem uma utilidade inquestionável no desenvolvimento harmonioso do indivíduo, muito para além das outras formas de expressão, assumindo-se como uma área transversal de integração e intervenção cívica e cultural.
Assim, por um lado, a criação de um espaço formal para a expressão dramática é um imperativo curricular que exige uma resposta dos professores e, por outro lado, o desejo de muitos alunos por esta área de múltiplas (con)vivências impõe a criação de condições que enquadrem, em contexto pedagógico, essas convivências. Numa espécie de confluência entre o útil e o agradável, surgiu o Clube de Teatro.
O Clube de Teatro é dinamizado por três professores (das áreas das expressões verbal e plástica) e vincula as suas iniciativas aos interesses dos alunos, bem como às necessidades emergentes do Plano Anual de Actividades, quando conciliáveis.
O Clube de Teatro terá, antes de mais, uma orientação educativa e formativa e, só depois, lúdica e recreativa. Assim, inicia-se aqui uma viagem de descoberta do Eu, do Outro e do Mundo que nos rodeia, no sentido de podermos assumir plenamente a nossa identidade e representar a identidade do outro para, de algum modo, podermos agir/intervir, consciente e criticamente, sobre a realidade exterior, ajudando a compreendê-la e, se possível, a recriá-la.
Objectivos
- Fomentar o gosto pela representação dramática.
- Perceber a expressão dramática como modo de comunicação com os outros.
- Desenvolver capacidades expressivas através do corpo e da voz.
- Reconhecer a estrutura do discurso dramático.
- Identificar elementos cénicos.
- Utilizar adequadamente recursos expressivos.
- Desenvolver a criatividade em interacção com os outros.
- Desenvolver a autonomia e o sentido de responsabilidade.
Acompanhe as actividades do Clube de Teatro aqui
O projecto Teatrando pretende dar continuidade, de uma forma organizada e sistematizada, ao grupo de Expressão Dramática da Escola Secundária de Maximinos, formado pelos alunos do ensino básico e secundário, que funcionará em horário laboral, durante o ano lectivo 2010/2011, de acordo com a disponibilidade e horários dos alunos.
Pretende-se, com o desenvolvimento integrado de várias acções, mostrar a importância e proximidade no mundo do teatro com o desenvolvimento da criatividade, do gosto e do prazer da leitura, as suas múltiplas possibilidades técnicas como instrumento de conhecimento individual e de comunicação com o outro, bem como ajudar a descobrir o encanto e a magia do espectáculo como meio de aquisição do conhecimento e do crescimento individual e colectivo.O projecto mobilizará as energias criadoras dos alunos provenientes oferecendo-lhes a possibilidade de melhorarem competências que não constam da sua formação curricular. Depois desta viagem pelo mundo das artes os jovens passarão, certamente, a ver a arte, e o teatro em particular, com outros olhos.
A educação artística global é o objectivo principal deste projecto e o desenvolvimento de diferentes actividades expressivas e artísticas - música, canto, dança, expressão dramática, teatro - permitirá formar espíritos flexíveis e empreendedores. Uma pedagogia da expressão pode ajudar a construir múltiplas pontes entre a arte e o ensino e favorecer o crescimento dos jovens que passam na escola uma parte considerável do seu tempo. Além disso, a expressão dramática, enquanto prática pedagógica do teatro no sentido mais lato, pode-se fixar como finalidade favorecer o desenvolvimento dos jovens através de actividades lúdicas que permitam uma aprendizagem global (cognitiva, afectiva, sensorial, motora e estética).
Na prática teatral, as aquisições cognitivas, sensoriais, afectivas, motoras são indissociáveis. Elas interferem permanentemente umas com as outras. Contudo, ainda que seja preciso nunca perder de vista a importância de um desenvolvimento harmonioso e global, muitas vezes é necessário analisá-lo em objectivos operacionais, que são outras tantas acentuações pertinentes, a fim de referenciar mais tarde as diligências, as atitudes e as competências que nos propomos desenvolver na pessoa dos educandos. Para clarificar estes objectivos, e depois permitir uma avaliação dos resultados de uma prática de expressão dramática, privilegiaremos cinco acentuações: a expressão (oral, corporal; o imaginário e a criatividade; a comunicação; a confiança em si; a abordagem cultural.
Não cabe aqui elaborar cada um destes domínios apenas referir que eles serão desenvolvidos através da organização de algumas acções de educação artística como por exemplo a oficina de leitura, a oficina de interpretação, a oficina de expressão oral e, por último, a oficina de expressão dramática.
O grupo reúne-se semanalmente às 4ªfeiras a partir das 17h, na escola secundária do agrupamento de escolas de Maximinos ou no auditório municipal do estúdio Galécia.
PODES SEMPRE ACOMPANHAR O NOSSO GRUPO AQUI !!!