CRIANÇAS E JOVENS CONSOMEM DEMASIADO AÇÚCAR

yawye

No âmbito do projeto Erasmus+ YOU ARE WHAT YOU EAT, (Tu és o que comes), foi realizado um estudo sobre os HÁBITOSALIMENTARES dealunos e professores da EB 2/3 Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

yawye2

Dos resultados obtidos destaca-se que 75% da população inquirida ingere produtos açucarados em excesso, entre os quais refrigerantes,

produtos de pastelaria e outros doces.

O consumo excessivo de açúcar está diretamente relacionado com o excesso de peso/obesidade, o desenvolvimento de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, hipertensão, cancro e diabetes) e a ocorrência de cáries dentárias.

No referido estudo, foram ainda identificadas algumas carências alimentares como o baixo consumo de produtos hortícolas, peixe, fruta e a reduzida ingestão de água.

É urgente que sejam tomadas medidas que estimulem crianças e jovens a adotar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, complementados com a prática regular de atividade física. Uma opção saudável e inteligente contribuirá para a diminuição do consumo de açúcar e gorduras e para o aumento da ingestão de produtos hortícolas, fruta e água.

As escolhas alimentares de crianças e jovens estão fortemente condicionadas pelo contexto familiar. Nesse sentido, é imprescindível o envolvimento das famílias na prevenção de comportamentos desadequados e na aquisição de hábitos saudáveis, que se mantenham ao longo da vida.

ESCOLACOMVIDA.jpg

teu IP:18.232.188.89