Dia da Cultura Científica

dcc1.jpg

No âmbito da comemoração do Dia da Cultura Científica, as turmas 1 e 2 do 11º ano prepararam uma atividade que envolveu as disciplinas de Português, Física e Química, Biologia e Geologia e a BE.

Tomando como ponto de partida o poema “Lição sobre a Água”, de António Gedeão, os alunos deram, efetivamente, uma lição sobre a água, que começou com uma apresentação do poema, recorrendo a várias linguagens artísticas (a dança, a música, a declamação e a dramatização). Em seguida, houve um conjunto de experiências realizadas “em laboratório” e um debate a partir da visualização de um vídeo (publicidade institucional sobre os problemas que afetam este elemento) e de um conjunto de imagens. Para finalizar, os alunos do 8º ano (público-alvo – 8º6 e 8º7) puderam demonstrar o que tinham aprendido durante esta “lição”, através da aplicação Kahoot.

dcc2.jpgPara além da atividade ter permitido a articulação de conteúdos disciplinares, ter promovido intencionalmente o desenvolvimento da capacidade de aprender, de forma autónoma, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens visadas, permitiu, ainda, o desenvolvimento de laços afetivos entre os alunos do agrupamento, podendo contribuir para a sua fidelização.

Os alunos do 11º1 e 11º2 estão de parabéns, por terem demonstrado empenho, dedicação e autonomia na concretização da atividade e os alunos do 8º6 e 8º7 também estão de parabéns pelo comportamento exemplar demonstrado, pelo empenho que revelaram na realização das atividades propostas e pelo interesse manifestado.

dcc3.jpgdcc7.jpg

dcc6.jpgdcc4.jpg